O que é Bricolagem?
A palavra Bricolagem está relacionada com a execução de qualquer atividade doméstica feita de forma informal sem a necessidade da contratação de um profissional da área para executar o trabalho. Mesmo sem ferramentas profissionais e com pouco conhecimento.
Na técnica, a pessoa ao invés de dispor de tempo e dinheiro na contratação de um profissional para realizar determinada tarefa, faz ela mesma o trabalho.
Além de significar uma grande economia, também pode ser considerado como um passatempo ou como lazer. Em alguns casos, a bricolagem funciona como um hobby. Em outros casos, como uma necessidade imediata.
A bricolagem é uma técnica que tem muitos adeptos, criando um grande mercado com interessados em realizar as mais diversas funções por conta própria.
A técnica cresceu no Brasil, principalmente pela falta de disponibilidade de tempo e também pelo crescimento do número de pessoas morando sozinhas. A procura de profissionais para pequenos reparos, ou horários que esses profissionais dispunham para a execução do trabalho, encorajaram muitos na prática da bricolagem.
Devido ao aumento de interessados que executam pequenas tarefas em casa, hoje é possível comprar ferramentas para uso doméstico (Lixadeiras, serra de madeira, serra para metal, serra tico-tico, furadeira).
E matérias primas que podem ser adquiridas em pequenos comércios com item variados e em pequenas quantidades.
Origem da palavra
Vem do francês bricolage, que significa, trabalho manual, improvisação, ocupação. Pequenos trabalhos domésticos.
Após a segunda guerra mundial, a França estava atravessando um período muito difícil com a destruição de cidades e vilas. Toda a mão de obra especializada e materiais, estava sendo utilizada na fabricação de materiais bélicos. E resolveram, eles mesmos, reconstruir suas casas, e móveis, esse ato foi nomeado de bricolagem.
Nos EUA, o conceito da bricolagem, segue o mesmo do DIY (Do It Yourself), traduzindo, faça você mesmo. Foi criado, na década de 1950.
Isso ocorreu devido ao alto custo da mão de obra especializada e se desenvolveu com a grande visão dos empresários em perceber a necessidade de investir nesse processo, criando produtos fáceis de serem usados, utilizando embalagens com poucas unidades de materiais e todos com manuais de instrução.
No Brasil a palavra bricolagem é pouco usada, usa-se muito o termo, faça você mesmo.
O que pode ser considerado bricolagem
Bricolagem por ser considerado coisas simples, como cuidar de um jardim, trocar um botijão de gás, substituir uma lâmpada, trocar o corinho de uma torneira, substituir um interruptor, etc…
E também pode ser trabalhos mais elaborados, tais como, confecção de uma roupa, pintura de um móvel ou de paredes, a criação de uma peça de decoração, artesanato, reciclagem, etc…
Resumindo, tudo o que pode ser feito por você mesmo.
Na verdade, nosso dia a dia, pode ser considerado bricolagem, pois cozinhar, também é considerado uma bricolagem.
Se você se aninou, no blog, tem várias postagens com fotos e vídeos de peças estilo faça você mesmo, que usando materiais simples e fáceis de ser encontrados no mercado, poderá ajuda-lo a descobrir os prazeres na arte, de fazer você mesmo a sua tarefa.
Se gostou do artigo, dê um clique.
Compartilhe com os amigos.
Luci Buzo
Veja também: